Cirurgia da Mão

Cirurgia e Microcirurgia de Mãos

A cirurgia de mão e punho ou a microcirurgia são técnicas essenciais para restabelecer a funcionalidade destas regiões quando o tratamento não cirúrgico não é eficaz. 

As mãos e o dia a dia


As mãos são estruturas do corpo extremamente demandadas no nosso dia a dia. No entanto, existem uma série de situações que podem afetar sua funcionalidade e para as quais um tratamento não cirúrgico não seria eficaz.


Por exemplo, existem algumas condições dolorosas que limitam as atividades cotidianas ou até a prática de atividades físicas.


Além disso, algumas alterações vasculares ou de sensibilidade podem demandar maior atenção, ou alguns tumores que venham a surgir precisarão ser investigados.


Podemos citar até mesmo certas fraturas que não podem e nem devem ser tratadas com gesso.


Nestes casos, pode surgir a necessidade de execução de uma cirurgia de mão ou punho realizada por um especialista no assunto.

Quais as principais doenças ou lesões que podem demandar uma intervenção cirúrgica na mão ou punho?

Diversas são as alterações na região da mão e do punho que podem demandar uma cirurgia, por exemplo:



  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Síndrome do túnel cubital;
  • Dedo em gatilho;
  • Lesões tendíneas (cortes nos tendões);
  • Lesões no nervo;
  • Tendinites;
  • Fraturas na mão e punho;
  • Cisto sinovial;
  • Tumores.


Qual a diferença entre a cirurgia e a microcirurgia da mão e do punho?


A microcirurgia diferencia-se da cirurgia, pois nela fazemos o uso de microscópio durante o procedimento, de modo a tratar pequenas estruturas que demandam ampliação adequada.


Algumas lesões de nervo, lesões vasculares e tumores que envolvem nervos são exemplos de alterações que requerem a execução de uma microcirurgia.


Em alguns casos, pode não haver a necessidade de utilizarmos um microscópio, mas realizaremos o procedimento com uma lupa de magnificação.


Ou seja, a microcirurgia é todo procedimento que precisa de ampliação da imagem para ser feito.

Por outro lado, a cirurgia é aquela que não precisamos lançar mão de equipamentos para aumentar a imagem da região a ser operada.

Como é o pós-operatório de uma cirurgia na mão ou no punho? 


Em sua grande maioria, podemos realizar as cirurgias de mão e punho em regime de hospital-dia, quando o paciente não precisa ficar internado (pernoitar) no hospital.

Assim, ao internar e operar pela manhã, ele geralmente recebe alta após algumas poucas horas do procedimento.


Ademais, são cirurgias que podemos realizar com anestesia local, sendo o paciente submetido somente a uma leve sedação para seu maior conforto.


Dependendo do caso, pode ou não haver necessidade de imobilização do membro no pós-operatório imediato.


Escolha um médico para tomar a melhor decisão do tratamento

A decisão em relação ao tipo de tratamento depende da avaliação de um especialista que orientará acerca dos riscos e benefícios de cada procedimento.


Por isso, busque sempre um profissional habilitado que possa te orientar corretamente e de maneira individualizada em relação às alternativas cirúrgicas disponíveis. 

Agendar Consulta
Share by: