A tenossinovite de Quervain é a tendinite que acontece na borda lateral do punho e causa dor que piora a noite e diminuição de força.
A Tenossinovite de Quervain é a tendinite que acontece na borda lateral do punho devido à inflamação de um compartimento por onde passam dois tendões que vão para o polegar.
Essa é uma doença 10 vezes mais comum em mulheres, principalmente acima dos 40 anos.
Inclusive, esta patologia ocorre com frequência em mulheres que acabaram de ter filhos. Isso porque, além do inchaço natural do período, a posição que a mãe faz com o punho e a mão para carregar o bebê favorece o aparecimento dessa tendinite.
Além disso, mais recentemente, o uso excessivo do celular tem sido associado ao aparecimento dos sintomas, causando a chamada “Síndrome do Messenger” e a “Whatsappite”.
Não há uma causa específica da tenossinovite de Quervain. No entanto, algumas situações podem aumentar as chances de desenvolvimento deste problema, são elas:
O principal sintoma dessa doença é a dor na borda lateral do punho, pior durante a noite, com diminuição de força (especialmente para abrir maçanetas, garrafas).
Além disso, ela pode apresentar outros incômodos, como:
Para o diagnóstico desta patologia fazemos um exame físico do paciente e, quando necessário, solicitamos a execução da ultrassonografia.
Assim, uma vez diagnosticada, podemos iniciar o tratamento de forma conservadora com fisioterapia, terapia ocupacional, medicações anti-inflamatórias e infiltrações.
Todavia, caso o tratamento não proporcione os resultados esperados, indicamos a realização de cirurgia.
A tenossinovite de Quervain é uma condição que pode causar uma série de limitações no seu dia a dia.
Por isso, se sentir os sintomas, procure ajuda de um especialista para realizar o melhor tratamento para seu caso.
Dr. Bruno Leme do Carmo CRMSP 152042 | RQE 78247/78248 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.