A síndrome do túnel cubital é uma compressão do nervo ulnar no cotovelo que leva à alteração de sensibilidade na mão, além de diminuição de força.
A síndrome do túnel cubital é uma compressão do nervo ulnar no cotovelo que leva à alteração de sensibilidade na mão, além de diminuição de força e contraturas articulares importantes quando não tratada adequadamente.
Essa doença é a segunda síndrome compressiva de nervo mais frequente dos membros superiores, ficando apenas atrás da Síndrome do Túnel do Carpo.
A síndrome do túnel cubital pode ocorrer por uma série de fatores, por exemplo:
Apesar dela não possuir um grupo de pessoas definido para se manifestar, ocorre com maior frequência em pacientes que praticam atividades repetitivas com o cotovelo em flexão.
Os principais sintomas desta patologia são:
No geral, o exame físico é suficiente para chegar no diagnóstico, mas podemos solicitar exames como a eletroneuromiografia e ultrassonografias para confirmar o caso.
Assim, o ultrassom de um paciente com a síndrome do túnel cubital mostra espessamento do nervo ulnar na região do túnel cubital.
Por sua vez, a eletroneuromiografia demonstra alterações na condução sensitiva e motora do nervo ulnar.
O tratamento desta doença é conservador na maioria dos casos. Dessa maneira, receitamos medicações anti-inflamatórias, fisioterapia e correções posturais.
Assim, todos esses tratamentos, quando bem indicados e executados, apresentam ótimos resultados.
No entanto, na falha do tratamento conservador, ou nos casos mais graves, a execução da cirurgia pode ser a única opção.
Como visto, a síndrome do túnel cubital pode ter repercussões mais sérias, como por exemplo, diminuição de força e contraturas articulares se não tratada a tempo.
Por isso, se você possuir algum dos sintomas listados acima, busque ajuda especializada o quanto antes para receber o tratamento adequado para sua condição.
Dr. Bruno Leme do Carmo CRMSP 152042 | RQE 78247/78248 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.