Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano dentro do túnel do carpo e causa dormência em parte da mão e dos dedos.
Tire suas dúvidas sobre a Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel do carpo é um conjunto de sinais e sintomas causados pela compressão do nervo mediano dentro do túnel do carpo, que fica localizado na mão.
Essa patologia afeta 8% da população mundial e acomete uma proporção de duas mulheres a cada homem.
Além disso, a doença é mais comum em pacientes com idade superior aos 50 anos.
O que causa a síndrome do túnel do carpo?
O túnel do carpo é uma estrutura localizada entre a mão e o punho na qual dentro passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano.
Então, tudo aquilo que comprime o nervo mediano, responsável pela sensibilidade de uma parte da mão, pode ser um gerador da doença.
Assim, entre os fatores que podem causar a síndrome do túnel do carpo estão:
- Inchaço (edema) dos tendões;
- Tumores na região;
- Posturas erradas ou movimentos repetitivos.
Além disso, existem alguns fatores de risco que predispõe o paciente para a ocorrência da doença, por exemplo, o tabagismo, diabetes, hipotireoidismo, etilismo e obesidade.
Quais sintomas da doença?
O principal sintoma da síndrome do túnel do carpo é a parestesia (dormência) nos dedos polegar, indicador, longo e metade do anelar.
Inclusive, podemos dizer que a ocorrência de dormência noturna desses dedos é um sintoma que nos fornece informação essencial para chegar no diagnóstico da síndrome.
Com o avanço da doença, o paciente pode ter falta de sensibilidade na ponta dos dedos (exceto o dedo mínimo) e, em casos mais graves, sentir fraqueza muscular na mão.
Além disso, em cerca de 50% dos casos a síndrome do túnel do carpo pode acometer ambas as mãos.
Como é o diagnóstico e tratamento da síndrome do túnel do carpo?
O exame físico adequado é suficiente para o diagnóstico da patologia, mas podemos solicitar também a execução da eletroneuromiografia para confirmar a suspeita.
O tratamento irá variar conforme o grau de acometimento do paciente.
Na maioria das vezes, adotamos uma abordagem conservadora, ou seja, receitamos medicações anti-inflamatórias, fisioterapia e correções posturais (uso de órteses).
Assim, quando bem indicados e executados, estes tratamentos apresentam ótimos resultados.
Todavia, na falha do tratamento conservador ou nos casos mais graves, a realização de cirurgias pode ser a única opção.
Busque ajuda para tratar a síndrome do túnel do carpo
Como apontado, o tratamento desta doença pode apresentar excelentes resultados se a prescrição for feita por um especialista no assunto.
Assim, não postergue sua visita a um médico para avaliar a situação do seu punho e prescrever o tratamento ideal para a sua situação.