O "punho aberto" é um termo popular que usamos para uma série de lesões ligamentares, articulares e até traumas nesta região. Por exemplo, a lesão por esforço repetitivo (LER) é um dos problemas que pode levar ao "punho aberto".
Geralmente, isso ocorre nas atividades do dia a dia, como por exemplo, com esforços repetitivos, quando levantamos um peso de forma errada ou se sofremos pequenos traumas na região do punho.
Normalmente, quem sofre destas lesões possui sintomas, como dor leve, porém constante, que piora durante o esforço. Além disso, ocorre um inchaço no punho e diminuição de força.
Eventualmente, pode ocorrer dormência nos dedos das mãos, caso o motivo pelo qual o paciente esteja tendo os sintomas seja a síndrome do túnel do carpo.
Normalmente, acabamos não dando grande importância para estes sintomas e seguimos com nossas atividades.
No entanto, é preciso estar atento e, caso os incômodos sejam persistentes ou piorem com o tempo, isso deve levantar suspeita de algo mais grave.
Então, nesses casos, a avaliação presencial com um ortopedista especialista é fundamental.
No consultório, buscamos entender a história clínica do paciente e, associada a um bom exame físico, isso já pode ser suficiente para
diagnosticar o problema.
Além disso, exames de ressonância, ultrassonografia e outros podem ajudar, dependendo de cada caso.
É muito comum o paciente, ao sentir que “abriu o pulso”, utilizar a munhequeira por conta própria.
No entanto, o ideal é se consultar com um especialista para que ele verifique se este é, de fato, o melhor a se fazer.
O mais importante nestes casos é diminuir a dor e o processo inflamatório. Assim, após a avaliação médica, pode-se fazer uso de imobilizações específicas, quando bem indicadas, para complementação do tratamento.
Além disso, o uso de medicações pode ser necessário para ajudar na recuperação.
Podemos adotar ainda outras ações terapêuticas, mas isso irá depender do diagnóstico inicial.
Precisamos chegar na causa do "punho aberto" para, assim, definir o melhor tratamento para esta causa específica.
Então, caso você esteja com dores na região do punho, não ignore este sinal do seu corpo.
Busque um ortopedista especialista para fazer um diagnóstico preciso e lhe auxiliar na sua recuperação!
Dr. Bruno Leme do Carmo CRMSP 152042 | RQE 78247/78248 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.