Também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, esta é uma doença comum com o envelhecimento, afetando em maior parte aqueles que realizaram esforços repetitivos com as mãos ao longo da vida.
A artrose nas mãos não tem uma causa específica, mas vai aparecer ao longo da vida, podendo ser relacionada a traumas, esforços repetitivos durante a vida, entre tantos outros motivos.
Assim, é comum em pessoas que utilizam muito as mãos em suas atividades laborais, como por exemplo:
Além disso, doenças autoimunes, inflamatórias e de depósito podem levar à degeneração das articulações.
No geral, todos nós apresentaremos algum grau de artrose com o envelhecimento e, inclusive, a existência de casos na família podem indicar a predisposição para o aparecimento mais precoce da doença.
Os principais sintomas da artrose nas mãos são:
Inicialmente os sintomas podem ser mais amenos, fazendo com que o paciente passe a conviver com o desconforto.
Assim, ele busca o auxílio médico somente quando o incômodo já está muito maior e isso não é indicado, pois quanto antes iniciarmos o tratamento da artrose maiores são as chances de controlarmos os sintomas.
Iniciamos o diagnóstico da artrose nas mãos a partir da análise da história clínica do paciente e do exame físico. Além disso, podemos solicitar exames de imagem para complementar as informações necessárias.
Uma vez que a artrose não tem cura, focamos o tratamento no controle da dor e outros incômodos.
Então, fazemos uso de medicamentos para controle da dor e inflamação, além de indicar a fisioterapia motora para fortalecer os músculos ao redor da articulação, aumentar a flexibilidade e melhorar a dor.
Além disso, podemos fazer infiltrações articulares com intuito de injetar medicamentos diretamente na articulação. A substância utilizada vai depender de cada caso, mas normalmente será ácido hialurônico ou corticoides.
Apesar de ser mais raro, caso o tratamento conservador não traga os resultados esperados, podemos indicar o tratamento cirúrgico.
Para tal, avaliamos o grau da artrose, a atividade do paciente e o resultado esperado. Apesar disso, não podemos garantir que a cirurgia elimine totalmente os sintomas.
Assim, fica evidente que tratar esta doença logo em seu início é a melhor opção.
Então, caso esteja com sintomas nas mãos, não os ignore. Procure o quanto antes um ortopedista especialista em mão para lhe auxiliar.
Dr. Bruno Leme do Carmo CRMSP 152042 | RQE 78247/78248 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.