Os tendões são estruturas que ligam os músculos aos ossos e auxiliam no movimento.
Esta é uma condição que acomete igualmente homens e mulheres, sendo mais comum em pessoas que usam as mãos para trabalhar, seja em trabalhos pesados ou em trabalhos leves, porém repetitivos.
A principal causa da tendinite na mão é o esforço repetitivo, especialmente em posição errada.
Isso desencadeia um processo inflamatório dos tendões, principalmente se a musculatura local estiver mais fraca.
No entanto, existem também outros fatores que podem levar à tendinite nas mãos, como alterações hormonais, doenças inflamatórias sistêmicas, alimentação com déficit de vitaminas e proteínas e o tabagismo.
Os sinais e sintomas mais comuns da tendinite na mão são:
Quando o paciente chega no consultório com essas queixas, normalmente, o exame físico já é suficiente para definirmos o diagnóstico.
No entanto, podemos solicitar a realização de uma ultrassonografia para confirmar a tendinite, bem como entender seu grau de evolução.
Ressaltamos que as radiografias não visualizam tendões, portanto não são úteis nesses casos.
Inicialmente, o tratamento é realizado retirando o estímulo que está causando o problema, aliado a outras estratégias, a depender de cada caso.
Podemos indicar, por exemplo, o uso de medicamentos, imobilizações, repouso e reabilitação com fisioterapia.
Além disso, podem ser necessárias infiltrações locais para otimizar o tratamento.
Quando a estratégia conservadora adotada não surte os efeitos esperados, talvez seja necessário o tratamento com cirurgia.
Dependendo do caso, a cirurgia poderá ser realizada por vídeo (artroscopia) ou por via aberta e, na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia.
Devemos ressaltar que, após a cirurgia, será preciso fazer uma reabilitação com fisioterapia para garantir uma boa recuperação.
A prevenção da tendinite é a melhor forma de evitar todos os incômodos que ela traz.
Existem algumas ações que podem auxiliar, por exemplo:
É essencial lembrar que sentir dor e incômodos nas mãos não é comum e pode indicar algum problema.
Então, não deixe de procurar um ortopedista especialista em mão para lhe auxiliar.
Dr. Bruno Leme do Carmo CRMSP 152042 | RQE 78247/78248 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.